Scanner – porque a reprogramação não é vista?

Para entender como um Scanner Automotivo não consegue ter o acesso ao programa modificado para melhor desempenho teremos que conhecer onde esta gravado esta informação. A leitura que o scanner  automotivo de diagnóstico faz é na verdade uma verificação de código de erros armazenados em uma memória, assim sendo também é possível com este scanner apagar estes erros.

Sem quer ser um tanto técnico vou explicar de forma mais sucinta e apresentando uma simples imagem ilustrativa para que mesmos aqueles sem conhecimentos técnicos possam entender.

Os fabricantes de injeção eletrônicas (não fabricantes de veículos, pois estes adquirem os sistemas de injeção que irão equipar os veículos, sejam: carros, caminhões e motores diversos equipados com injeção) criaram um protocolo para acessar uma parte da ecu (memória) onde ficam guardado as logs (informações) de erros. Para tal foi necessário criar protocolos de comunicações, sendo estes disponibilizados gratuitamente para os fabricantes de scanners automotivos.

Ja os equipamentos que fazem as modificação da injeção eletrônica, possuem outros protocolos que comunicam direto com o processador da ecu, onde realmente esta o firmware que processa as informações recebida dos sensores e dão as respostas para os atuadores.

Portanto nenhum scanner automotivo de diagnóstico, não consegue enxergar se foi ou não feita alterações no processador.

Veja abaixo um foto ilustrativa do processador e da memória de uma ECU (Unidade de Controle Eletrônico)

scanner automotivo


Quer uma renda extra?

Saiba como você pode trabalhar conosco, clique aqui

Comentários estão fechados.