Entenda o verdadeiro significado de CHIP DE POTÊNCIA ou Reprogramação do Módulo
Reprogramação do Módulo com Realinhamento Gráfico
Saiba tudo sobre Otimização de Motores ou Chip de Potência (clique nas questões)
(Clique na pergunta para obter a resposta)
CHIP DE POTÊNCIA
Chip de potência. Atualmente todos os veículos fabricados, funcionam com um sistema chamado de injeção eletrônica. Esse sistema pode-se dizer que é como um computador que controla e gerencia o funcionamento do motor do veículo. Lendo sinais de vários sensores (posição do acelerador, temperatura, rotação e etc.) processa esta informações e ajusta os atuadores (injetor de combustível, ponto de ignição e etc.) para que o motor funcione adequadamente.
Com software e equipamentos específicos é possível acessar o computador (ECU) dos veículos e alterar os parâmetros de processamento, tais como, curva de injeção, torque, limitadores, dentre tantas outras informações possível. Com esta alterações feitas, podem ser extraído a reserva de força contida no motor que é limitada pelo fabricante. Isto denominamos CHIP DE POTÊNCIA.
Por que fazer isto?
Reprogramação de motores, chip de potência ou chipar. Quando um veículo é fabricado, não se sabe quem, onde vai ser usado e de que maneira sera usado. Da mesma forma que fazemos uma personalização de rodas (em carros), incorporamos outros equipamento (Caminhões e Maquinas Agrícolas) é possível personalizar o motor, ganhando mais torque (retomada), melhor desempenho (dirigibilidade), e dependendo a forma de dirigir e usar, é possível conseguir uma economia bem expressiva, sendo alcançada principalmente na linha Truck (caminhões) e linha Tractor (Máquinas agrícolas).
Qual o risco de se fazer isto?
Desde que feito em uma empresa idônea e com um profissional que tenha já previamente determinado até onde pode se chegar não haverá nenhum risco.
Se eu fizer isto perco a garantia?
Chipar ou Reprogramação de motores. Para quem conhece e é bem relacionado com a concessionária, na verdade até indicam, pois sabem do benefício que isto faz. Mas ainda existem aqueles que são totalmente contra (pois faltam conhecimento) e sempre dizem, “se você fizer isto vai perder a garantia”
Um outro fator a considerar é que os equipamentos de diagnostico não tem acesso ao processador da ECU, sendo a leitura somente na eprom onde ficam armazenado os códigos de falhas. Desta forma não saberiam e nem dariam um laudo se foi ou não alterado o programa de injeção.
Mas com tudo isto a seu favor, quero lembra-lo de que assim como existem produtos piratas, o chip de potência infelizmente não escapa deste mercado. Então a dica”se informe sobre a empresa que esta por traz de quem esta fazendo este serviço”.
Então quais são os benefícios?
Chip de potência. Generalizando os motores, sejam movidos a álcool, gasolina ou diesel, e também generalizando os tipos de veículos (carros, caminhonetes, caminhões ou maquinas agrícolas) podemos dizer que alem do benefício particular de cada seguimento existem também os benefícios que abrangem de forma geral a todos, tais como:
- Aumento de Potência (Força)
- Aumento de Torque
- Melhora na Retomada
- Melhora na Dirigibilidade
- Sustenta melhor as marchas
- Economia de manutenção, principalmente no sistema de transmissão.
- Melhora no consumo de combustível, etc…
Conheça as particularidades de cada seguimento:
Perco a garantia do meu veículo?
Não. A concessionaria não consegue acessar a memória de programa da ECU (processador), onde nós fazemos as alterações, tais como: curva de injeção, torque, limitadores, dentre outras.
A concessionaria apenas tem acesso a memória de erros de avarias da injeção. Não podendo saber portanto se foi feita alterações na memória de programa.
O consumo aumenta?
Se o motorista dirigir sem pisar fundo no acelerador, provavelmente teremos diminuição do consumo de combustível. Isto a princípio vai contra o senso comum de que com mais força e potência, consumo aumenta.
Acontece que com mais forção e potência, não é necessário pisar muito para atingir rapidamente a velocidade necessária e, ainda é possível andar com marchas mais altas, diminuindo a rotação por minuto do motor.
Diminui a vida útil do motor?
Não. Nossa reprogramação é feita dentro de limites de segurança e, não é necessário aumentar a frequência de manutenção.
Quanto é possível ganhar de potência?
Para veículos a gasolina e/ou flex, o ganho de potência é entre 8 a 12%. Se estes veículos forem turbo, o ganho de potência pode chegar entre 25 a 35%.
Para veículos a diesel o ganho de potência é entre20 a 35%.
É possível voltar o veículo no programa original?
Sim. nós salvamos todos os programas originas, sendo possível retornas a originalidade novamente.
O mais importante do chip de potência podemos considerar que é o ganho de torque, pois o veiculo passa a ter uma resposta mais rápida, uma melhor retomada, principalmente nas ultrapassagens, gerando assim uma maior segurança para os ocupantes e motorista do veiculo.
Nossa empresa é equipada com equipamento homologado pelo Inmetro para fazer estas medições e todo veiculo poderá desfrutar da certeza deste ganho.
A parametrização ou Chip de Potência (ou ainda como é conhecido, chipar caminhonetes) na linha LCV (Veículos Ligeiros comerciais – onde se enquadram as Vans, Furgões e Caminhonetes), ou veículos utilitários, a reprogramação ou chip de potência é aplicado para atingir uma melhor performance, pois este veículos, devido ao peso, pendem em retomados, ou melhor dizendo, são lentos para levantar o giro. Através da alteração é possível um ganho que varia de 8 a 12% para veículos a Gasolina/Álcool e de 15 a 25% para veículos turbo diesel.
O mais importante do chip de potência podemos considerar que é o ganho de torque, pois o veiculo passa a ter uma resposta mais rápida, uma melhor retomada, principalmente nas ultrapassagens, gerando assim uma maior segurança para os ocupantes e motorista do veiculo.
Nossa empresa é equipada com equipamento homologado pelo Inmetro para fazer estas medições e todo veiculo poderá desfrutar da certeza deste ganho.
Hoje a parametrização (chip de potência para caminhão) ou chipar caminhões é uma realidade, é mais fácil encontrar um que tenha sido reprogramado do que um original.
Porem ainda exista aqueles que ainda remam contra a correnteza e dizem que tem tudo contra chipar o caminhão, pois não acreditam em seus próprios motoristas ou contratam motorista ruins afim de pagarem baixos salários. Veja aqui o que pensamos sobre isto.
São inúmeros os benefícios que uma boa parametrização pode oferecer, mas se deve também ter muito cuidado com quem vai fazer este tipo de trabalho, pois existem alguns “especialistas” no mercado que adquirem software piratas e se consideram os bons do negócios. Veja isto
A parametrização ou como é mais conhecido, chipar, em equipamentos agrícolas tal qual em caminhões vem de encontro a realidade do principio da Força, ou seja, quanto mais força melhor o desempenho e a economia.
Uma maquina parametrizada, trabalha sem esforço, com mais velocidade e sem cair o giro, alem de você poder aumentar o tamanho da boca de trabalho; Ex: dependendo da maquina poderá aumentar em 10 pés.
Bom, se é tão bom assim, porque não sai de fabrica? Veja nosso vídeo clique aqui
Nossa pesquisas – o ANTES e o DEPOIS de parametrizar estas maquinas.
Com o motor parametrizado para extrair mais força, é possível executar o plantio e/ou colheita com uma marcha mais alta e, mantendo-se a mesma velocidade que era executada antes da reprogramação, a rotação do motor diminui, se a rotação diminui, o consumo de combustível também diminui.Entenda como é possível dar economia quando é aplicado um aumento de potência:
Vamos pegar uns dados de um trator 7225.JJohn Deerepara servir de exemplo:
Antes da reprogramação este trator trabalhava com velocidade de 7,8 Km/h e uma marcha 3B, a uma rotação de 2200 RPM, o consumo médio era de 27 litros por hora.
Depois que de feita a reprogramação, este mesmo trator trabalhando-se com velocidade de 7,8 Km/h, a marcha de trabalho passa a ser 4B, como a marcha passou a ser mais alta, com a mesma velocidade, o rotação consequentemente diminuiu, passando a ser de 1850 RPM, diminuindo também o consumo de combustível para 21 litro por hora.
Quer uma renda extra?
Saiba como você pode trabalhar conosco, clique aqui